top of page

O que é o Hamon, ou linha de têmpera?


Massa refratária em lâmina de faca
Massa refratária aplicada na lâmina antes da têmpera

Em cutelaria, Hamon (刃文?) (Do japonês, literalmente “desenho em lâmina”) é um efeito visual criado na lâmina pelo processo de endurecimento do aço. O Hamon é o contorno da zona endurecida (yakiba), que contém a aresta de corte (ha). Lâminas feitas desta forma são endurecidas diferencialmente, e ficam com uma aresta de corte mais dura do que a espinha. Esta diferença de dureza resulta da argila aplicada sobre a lâmina antes do processo de arrefecimento (têmpera). Durante o tratamento térmico, menos ou nenhuma argila permite que o aço resfrie mais rápido, tornando-se mais duro, porém mais frágil, enquanto mais argila permite que o resfriamento seja mais lento e, com isso, mantenha o aço mais flexível e menos duro. A linha de têmpera “Hamon” representa a transição entre a região de aço martensítico mais duro na borda da lâmina e do aço perlítico mais “mole” no centro e na parte de trás da faca. Esta diferença na dureza é o objetivo do processo; a aparência é puramente um efeito colateral. No entanto, as qualidades estéticas do hamon são muito valiosas, não só como prova do tratamento de endurecimento diferencial, mas também pela beleza criada por seus padrões, que podem ser bastante complexos. Muitas reproduções modernas não possuem o Hamon natural, porque a aparência de um Hamon pode ser reproduzida por meio de vários processos, tais como ataque ácido, jato de areia, ou outras mais grosseiras, tais como escovação.

Origem

Segundo a lenda, Amakuni Yasutsuna desenvolveu o processo de endurecimento diferencial das lâminas em torno do século 8 DC. O imperador estava retornando de uma batalha com seus soldados quando Yasutsuna notou que metade das espadas foram quebradas durante a batalha:

“Amakuni e seu filho, Amakura, reuniram as lâminas quebradas e examinou-as. Eles estavam determinados a criar uma lâmina que não iria quebrar em combate e trancaram-se afastados em isolamento por 30 dias. Quando reapareceram, eles carregavam uma espada curvada. Na primavera seguinte, houve outra guerra. mais uma vez os soldados voltaram, só que desta vez todas as espadas estavam intactas e o imperador sorriu para Amakuni”.
linha de têmpera Hamon
Lâmina com linha de têmpera Hamon

Embora seja impossível determinar quem realmente inventou a técnica, acredita-se que Yasutsuna de cerca de 749–811 DC ajudou a estabelecer a tradição do endurecimento diferencial das lâminas.

Traduzido da Wikipedia, the free encyclopedia


Assine nossa Newsletter para receber novidades!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page